Inteligência Artificial e Automação: A tecnologia em favor da qualidade no universo jurídico
7 de maio de 2021

Muitas vezes não percebemos, mas a inteligência artificial – I.A. é uma realidade quase onipresente no nosso dia a dia. Em um aplicativo de rotas, como o Waze, é ela que indica o caminho mais rápido. Em uma simples busca no Google, ela atua oferecendo respostas mais adequadas ao perfil de cada usuário. E até na agricultura, uma das atividades mais antigas da humanidade, a I.A. já contribui para aumentar a produtividade, reduzir perdas e potencializando os ganhos na produção.

Embora a I.A. esteja tão presente na nossa vida, ela ainda não é corretamente compreendida por grande parte das pessoas. Há quem ache, por exemplo, que ela é um sinônimo para processos de automação – mas, na verdade, é bem diferente. E entender isso não é difícil. Imagine que você precise despertar todos os dias às 7h da manhã para chegar ao trabalho às 8h. Normalmente, o que você irá fazer é programar um alarme no seu celular. Isso, na prática, é um processo de automação. Em vez de você ter que, diariamente, programar o alarme, o sistema automatiza essa tarefa repetitiva para você. Agora imagine que em determinado dia o trânsito entre sua casa e seu trabalho esteja bem mais congestionado que o esperado. Em uma situação assim, se você acordar às 7h, é possível que chegue atrasado ao trabalho. No entanto, se o sistema usado pelo seu telefone tiver a capacidade de entender e aprender sua rotina, poderá “notar” essa alteração no trânsito e despertar antes das 7h, evitando que você se atrase. Algo assim é bem mais complexo que uma simples automação. Envolve capacidade de aprendizado, desenvolvimento de habilidades para percepção de ambiente, análise e tomada de decisão. Isso é, em síntese, o que se espera de uma inteligência artificial.

I.A. e automação na área jurídica

A inteligência artificial e a automação também se fazem presentes no campo jurídico. Seu uso já tem trazido muitos benefícios, especialmente para os clientes. Ao acelerar processos internos e orientar sobre caminhos mais eficientes em cada situação, tais tecnologias permitem que os advogados fiquem mais livres para se aprofundar nos processos e contribuir com o que têm de melhor: experiência e capacidade analítica.

No Ferreira e Chagas, a tecnologia, ao lado da gestão, é um dos pilares da empresa. I.A. e automação são utilizadas como ferramentas necessárias e  naturais ao processo de evolução da atividade jurídica, com o objetivo de oferecer soluções seguras e personalizadas aos clientes. Nesse sentido, nosso pioneirismo tecnológico e busca constante pela melhoria contínua dos processos internos por meio da inovação, nos possibilitou desenvolver ferramentas próprias, que têm nos diferenciado no mercado e contribuído enormemente para o sucesso nas demandas de nossos clientes.

Conheça algumas dessas ferramentas:

LIA – Leitura por Inteligência Artificial

Todos os dias, milhares de publicações são divulgadas nos Diários Oficiais. Acompanhar cada uma sempre foi um trabalho hercúleo e bastante sujeito a erros. Foi diante desse cenário que nasceu a LIA, um software próprio, baseado em inteligência artificial, que visa trazer qualidade, controle e velocidade no processamento de informações e documentos jurídicos.

Com o primeiro projeto desenvolvido com a LIA, de leitura e interpretação das publicações dos Diários Oficiais,  foi possível extrair de forma automatizada e inteligente informações como data, hora, partes intimadas e prazo de cada uma das publicações. As leituras são feitas diariamente e, em poucas horas, todos os dados já estão lançados em nossos sistemas.

Atualmente, a LIA já é capaz de identificar classes (ou grupos de publicação como sentença, manifesto, etc.) divididas entre os segmentos cível, trabalhista e eletrônico, com extrema acurácia. 

E esse foi só o começo! O novo projeto da LIA, já em implantação, é para tratamento de sentenças. Nessa nova fase, por meio da inteligência artificial, já é possível extrair informações estratégicas que constem nas sentenças, tais como resultado do julgamento, valores de condenação, legislação, jurisprudência e pedidos envolvidos. Com isso, nossos advogados passam a ter bem mais tempo para se dedicar aos casos, definir a estratégia jurídica que será adotada e obter melhores resultados para nossos clientes.

Saiba mais em ferreiraechagas.com.br/lia/

LARA

Solução tecnológica própria. Essa ferramenta de automação e inteligência processual tem foco no trâmite do juizado especial. O sistema é parametrizado com todas as etapas processuais, indicando aos advogados os próximos passos a serem cumpridos, em busca dos melhores resultados.

Saiba mais em ferreiraechagas.com.br/lara/

MAX 2

Solução tecnológica própria, em sua segunda versão, para gestão das carteiras jurídicas, que alia jurimetria e andamento das fases processuais (inteligência processual), na gerência das informações, dados e estatísticas. Através de mapeamento das ocorrências processuais, o sistema é capaz de identificar as melhores práticas jurídicas, noticia eventuais nulidades processuais, garantindo assertividade dos processos jurídicos e a defesa integral dos interesses dos clientes.

Saiba mais em: ferreiraechagas.com.br/max/

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