Saiba como a capacitação profissional pode mudar a relação de seu escritório com os colaboradores
Em todas as áreas é fundamental que os profissionais se comprometam com um processo contínuo de aprendizado. No Direito, este compromisso resulta em crescimento e melhores resultados para os clientes.
Aqui no escritório Ferreira e Chagas, a capacitação profissional é feita de forma ativa e representa um de nossos pilares. Com isso, percebemos mais compromisso e interesse dos colaboradores e associados. Tudo por meio de incentivos e programas práticos, como cursos, treinamentos e programas de Pós-Graduação, que valorizam os profissionais e podem elevar a qualidade das entregas do negócio.
Qual é a importância da capacitação profissional?
Os processos de qualificação resultam em equipes mais preparadas e atualizadas para os desafios que o Direito impõe todos os dias. Os colaboradores se sentem mais valorizados e atuantes dentro da empresa, elevando o sentimento de pertencimento.
No FC, por exemplo, esse sentimento gera um efeito de retroalimentação: quanto mais investimos em nossos colaboradores, mais eles se sentem empenhados em participar dos processos de capacitação, pois vêem valor e resultados práticos em todos eles.
Quais são os benefícios que a capacitação gera para os escritórios?
Por meio das atualizações e reciclagens técnicas, vemos mais qualidade em nossas peças processuais, interpretações jurídicas, atuações em audiências e propositura de recursos.
Com o desenvolvimento de todas essas técnicas, nossos colaboradores se tornam mais preparados, o que resulta em melhores resultados de satisfação, que são reconhecidos seja por meio de projetos de RH ou de resultado financeiro, como programas de remuneração variável.
Como ela pode ser realizada?
Há diversas maneiras de realizar a capacitação, sempre pensando no perfil de sua equipe e na melhor absorção de conhecimento.
No Ferreira e Chagas temos uma grade anual de treinamentos e workshops de ordem técnica, comportamental, procedimental e de sistemas, além da Pós-graduação In Company, uma parceria feita com a ESA (Escola Superior de Advocacia da OAB/MG).
Como a capacitação pode ser uma aliada desde o processo de contratação dos talentos?
O processo de contratação, geralmente, é composto por várias etapas, que visam entender o perfil dos candidatos e como eles podem encaixar nas equipes. Desde este momento, é recomendado que seja avaliado o quanto esses profissionais investem em suas carreiras.
No FC, a porta de entrada do escritório para advogados é o cargo de Advogado Pleno e um dos pré-requisitos é ter uma pós-graduação concluída, em ramos do Direito. Isso já determina o nível de interesse na carreira e de conhecimento dos profissionais que temos desejo em absorver.
Além disso, logo nesse processo inicial, avaliamos cada candidato de acordo com a bagagem que ele traz e definimos, de acordo com o cargo, quais treinamentos devem acontecer de imediato e quais outros poderão ser oferecidos ao longo do tempo.
A capacitação na pandemia
A pandemia do coronavírus impõe diversos desafios, e o da manutenção dos programas de capacitação é um deles. Para que seja possível manter as qualificações, a tecnologia se mostra a maior aliada. 100% de nossos treinamentos, por exemplo, estão sendo aplicados de forma online e novos recursos estão sendo usados para manter o foco e o interesse dos colaboradores.
Tudo isso demandou adaptação, já que esta é uma forma de capacitação diferente das usadas anteriormente. Estamos proporcionando, por exemplo, cursos online de diversos temas, em parceria com outras empresas, para que nossos profissionais sejam cada vez mais completos. Técnicas de apresentação de alto impacto, pitch de vendas e até mesmo de entrega/apresentação de TCC são exemplos desses cursos.
Formas reais de praticar nosso propósito de “Construir, todos os dias, com clientes e colaboradores, soluções de valor para seus negócios e suas vidas.”