Visual Law – Elementos visuais que transformam o Direito
Por Pâmela Kerolayne Corrêa Souza - Equipe MAX/LARA Técnica
Estamos sempre buscando uma via mais acessível e prática de nos informar e de compreender, seja para qualquer coisa. Não há dúvidas de que essas vias práticas estimulam nosso interesse e ampliam nossa capacidade de compreensão.
No universo jurídico não poderia ser diferente. Apesar de termos em nosso histórico um padrão engessado e extremamente formal, precisamos nos reinventar e nos atualizar. Hoje, temos uma tecnologia capaz de produzir informações de forma mais clara, didática e rápida, fazendo com que o Direito fique mais próximo da nossa atualidade.
O Visual Law é mais uma forma tecnológica e inovadora que veio para facilitar a comunicação de conceitos jurídicos aos seus destinatários. O objetivo aqui é transformar a informação jurídica em algo que qualquer pessoa seja capaz de compreender.
De uma forma mais profunda e rápida, o visual law é uma subárea do legal design, esse, por sua vez, está ligado a estratégias e funcionalidades para resolução de problemas. Em uma tradução bem ao pé da letra temos a “lei visual” como uma dessas estratégias com o conjunto de ferramentas visuais que permitem que o profissional do Direito se comunique com as outras pessoas, sejam elas da mesma área ou não, em um aspecto mais claro.
A comunicação visual é toda forma de comunicação que se utiliza de elementos visuais para atingir um receptor através de um veículo emissor. A inserção de imagens como vídeos, gráficos e fluxogramas nos documentos são técnicas empregadas no visual law, possibilitando uma comunicação mais compreensível.
Estudos apontam que nós, humanos, temos uma grande capacidade de lembrar imagens, isso porque a imagem gera uma resposta rápida para a interpretação do seu conteúdo.
Nessa mesma linha, a comunicação visual utiliza desses elementos para fins persuasivos. Os elementos visuais são distribuídos ao longo de um documento estrategicamente para formar uma mensagem que se torna capaz de construir uma argumentação que desperta sentidos e emoções definidos para persuadir o destinatário.
Seguindo nessa ideia, temos o visual law como ferramenta que melhora a comunicação com o cliente, fazendo com que o trânsito de informações gere uma comunicação com mais sentido. Isso aproxima o cliente de nós advogados.
Vale lembrar que não mantemos mais uma posição vertical com o cliente, isso é coisa do passado. Precisamos estar em posição horizontal, em uma relação de confiança. Muitas vezes, quem está do outro lado não consegue avaliar o conhecimento técnico daquele emissor e construir essa apresentação visual é uma forma de conquistar a confiança do receptor, para o cliente.
O Ferreira e Chagas adota como um dos pilares da sua política de qualidade o processo de individualização do cliente, prestando um atendimento jurídico de forma exclusiva. Essa comunicação fácil proporcionada pelo visual law é grande aliada para conquistar clientes, para promover a experiência do cliente e agregar grande valor ao escritório.
Por fim, cumpre ressaltar que a forma como uma causa e um caso são apresentados tem influência nas decisões proferidas pelos seus julgadores, como já mencionado, tem poder de persuasão e também de convencimento.
Aquelas peças e petições que não são bem analisadas acabam prejudicando o cliente. Um texto que seja claro e inteligível, separando as informações e fazendo uso de elementos visuais, acaba por ser um diferencial e tem grande valor ao ser analisado.
É preciso ter foco na finalidade e no destinatário. A efetividade da nossa atuação esta em entender o problema e os pontos juridicamente relevantes, para depois criar a narrativa com os elementos visuais ideais, buscando sempre a assertividade das demandas e a satisfação do cliente.