LGPD: a importância de uma senha forte
Uma senha forte faz toda diferença quando o assunto é proteção de dados. Afinal, ela é construída de maneira a dificultar – e muito – que seja “quebrada” por um hacker ou ataque de massa.
A senha, você sabe, é um mecanismo que permite o acesso de uma pessoa a um determinado serviço. Funciona como a chave do seu cofre particular, ou que abre as portas de um ambiente restrito. É uma sequência de caracteres que, ao ser requisitado, comprova que você é a pessoa que alega ser. Por isso mantê-la em segurança é tão importante. Afinal, se outra pessoa tiver acesso aos seus dados, tudo o que fizer, tendo ou não intenção dolosa, será de sua responsabilidade.
Para maior segurança, a senha deve ser formada por letras, números e caracteres e, ao mesmo tempo, deve ser fácil de ser lembrada. Para isso, vale a pena seguir alguns passos:
- Pense em um termo que você goste. Pense em uma frase de fácil elaboração, mas de difícil previsão. Por exemplo: “direito é legal”.
- Converta a frase em uma \”matriz\”, seguindo uma regra fácil de ser lembrada. Por exemplo: use o somente as consoantes e a primeira e última vogal. É importante que matriz tenha no mínimo 6 caracteres. No nosso caso, ficaria: Dirtlgal
- Acrescente um ou dois algarismos e ao menos um caractere especial, como: e, l, %, , * #. Nosso exemplo ficaria assim: 51Dirtlgal%
Seguindo todos esses passos você terá uma senha forte.
Quer saber mais? Acompanhe nossas publicações sobre LGPD.