Leitura com Inteligência Artificial e porque a tecnologia é revolucionária para o sistema jurídico
O setor jurídico brasileiro, especialmente a área de contencioso, lida com uma reconhecida questão: o grande volume de demandas e processos. Para que o setor tenha bons resultados é fundamental encontrar um equilíbrio entre esforço e tempo.
Constantemente buscando soluções inovadoras por meio da tecnologia, o Ferreira e Chagas implementou, em 2020, um projeto pioneiro, que vem sendo desenvolvido há três anos e chega para revolucionar o processamento de documentos e dados dos escritórios. Trata-se da LIA, tecnologia que é fruto de nossos investimentos em inovação, atualmente dedicada à leitura das publicações e aos lançamentos de prazos.
Entenda agora um pouco mais sobre o funcionamento da ferramenta e seus benefícios:
Afinal, o que é a LIA?
A Leitura por Inteligência Artificial, ou LIA, é um algoritimo de leitura automática de publicações que o Ferreira e Chagas desenvolveu. Pensada para automatizar, qualificar e simplificar os procedimentos internos, a ferramenta diariamente processa, classifica e devolve ao sistema, para lançamento dos prazos, as publicações do escritório.
E, além das leituras diárias, nosso projeto ainda engloba a implementação da “LIA Iniciais” (Leitura por Inteligência Artificial de iniciais) e “LIA Sentenças” (Leitura por Inteligência Artificial de sentenças).
Em números, quais são as vantagens?
Os resultados são muito acima da média, até mesmo para o que era esperado no início do projeto. Apenas nos primeiros dias de implementação, a LIA processou e classificou milhares de publicações, com aumento de produtividade superior a 2.000%.
Números surpreendentes, mas que não param por aí: a estimativa a priori é de 27 mil processamentos por mês, sendo que atualmente 99% das publicações já são tratadas pela ferramenta.
Para os próximos meses, a entrada em produção da totalidade das funções da Lia (iniciais e sentenças), projeta ainda números mais impressionantes de produtividade e performance. Isso sem contar as possibilidades quase infinitas de ganhos, na geração de dados de jurimetria e na gestão técnica dos processos judiciais envolvidos.
E por que a tecnologia é revolucionária?
Com tantos números comprovando o sucesso e eficácia, já é possível afirmar que a tecnologia é pioneira e capaz de amenizar e solucionar dificuldades latentes dos escritórios e departamentos jurídicos. Isso porque a LIA oferece economia de tempo aos colaboradores, liberando advogados para atuação em atividades mais analíticas e estratégicas.
Além disso, esse projeto representa avanço, sobretudo, na qualidade das entregas e resultados. Uma vez que, ao treinar uma máquina, o erro é reduzido, além do algoritmo se retroalimentar e aprender sozinho com o passar do tempo.
LIA é mais um dos investimentos do Ferreira e Chagas em tecnologia e inovação, que trazem ao escritório diferencial de mercado, entregando aos clientes um serviço notadamente qualificado e que agrega valor ao seu negócio.